I SENILAC & I FASB
REGULAMENTO PARA O I FESTIVAL ARTES SEM BARREIRAS
Inscrição e Classificação de trabalhos:
1. Poderão ser inscritos trabalhos individuais e em grupo de no máximo quatro pessoas para às categorias dança, música, teatro e poesia.
​
2. Poderão participar grupos formados só com pessoas com deficiência ou com transtornos globais do desenvolvimento ou com altas habilidades/superdotação.
​
3. Nos trabalhos individuais poderão participar somente pessoas com deficiência ou com transtornos globais do desenvolvimento ou com altas habilidades/superdotação.
​​
4. Nos grupos deverão conter pelo menos uma pessoa com deficiência ou com transtornos globais do desenvolvimento ou com altas habilidades/superdotação.
​
5. Os inscritos com deficiência ou transtornos globais do desenvolvimento ou com altas habilidades/superdotação deverão comprovar sua condição de necessidade especial com documento comprobatório (laudo médico, exame, atestado ou outros).
6. A taxa de inscrição deverá ser paga por todos os inscritos, e os que apresentarão trabalho(s), somente mediante recebimento de carta de aceite.
7. Os Certificados estarão disponíveis aos participantes no formato digital e o recebimento destes estarão condicionados a apresentação do trabalho.
8. Haverá premiação dos trabalhos classificados em primeiro, segundo e terceiro lugar nas categorias de apresentação: dança, música, teatro e poesia.
​
9. Os estudantes da Educação Básica podem se inscrever desde que apresentem autorização dos pais (no caso de menores de 18 anos).
10. No ato da inscrição deverá ser inserido o link do vídeo salvo no Youtube, listado de maneira privada, com a apresentação resumida de no máximo 10 minutos.
10.1. O prazo para inscrições de trabalhos para o festival será até 30 de junho de 2021.
10.2. Os vídeos serão avaliados por uma comissão composta por professores da área de arte, linguagem e acessibilidade.
11. Só se apresentarão no festival os trabalhos selecionados pela comissão avaliadora.
​
11.1 Concorrerão a premiação os trabalhos selecionados no dia 24 de setembro de 2021, e no dia 25, serão realizadas às apresentações finalistas para classificar o 1º, 2º e 3º lugar por categorias.
12. Os trabalhos classificados deverão ser apresentados no festival em no máximo 10 minutos. A comissão avaliadora terá 5 minutos para observações.
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
Para a Avaliação serão Considerados:
1. Dança: figurino, criatividade, coreografia e expressão corporal.
2. Música: ritmo, afinação, interpretação, melodia e harmonia.
3. Teatro: cenário, figurino, interpretação, conjunto e criatividade.
4. Poesia: adequação linguística, criatividade e uso dos recursos poéticos (rima, figuras de linguagem, ritmo e performance).
Importante
​
a) Serão observados nos trabalhos a criatividade na produção artística como mecanismo de acessibilidade e inclusão, expressa de forma alternativa e inovadora convergente com o tema do festival que articula, linguagem, arte e acessibilidade comunicativa.
​
b) É vedada a apresentação de músicas com letras apelativas, calúnia, difamação e injúria.
c) É vedada ainda, a apresentação de coreografias que sugiram gestos apelativos e utilização de trajes que não sejam representativos da temática. Caso seja evidenciada tais praticas, o trabalho será desclassificado.
​
d) Não nos responsabilizamos por problemas de conectividade.