top of page

MINICURSOS

maik.jpg

Ritmos Culturais Maranhenses e a Libras: Maik Waldemar Araújo Oliveira.

Maik Waldemar Araújo Oliveira: Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Santa Fé (2012). Especialização em Libras pela Faculdade Santa Fé (2013). Atualmente é Presidente da Associação dos Surdos do Maranhão - ASMA (2019 até 2022). Docente de estudos específicos da LIBRAS: Habilidades Práticas e Libras pelo Departamento de Letras/DELER do Centro de Ciências Humanas-CCH da Universidade Federal do Maranhão/UFMA. Membro do grupo de pesquisa sobre Ensino de Libras e Tecnologias da UFMA, integrado ao Núcleo de Pesquisa em Ensino e Tecnologias Simbólicas (NUPETS).

nilza.jpg

Acessibilidade em Recursos Educacionais: Maria Nilza Oliveira Quixaba.

Maria Nilza Oliveira Quixaba: Doutora em Informática na Educação,  Especialização em Educação Especial, Inclusão e Libras, Educação Especial e Infantil e Psicopedagogia, Graduada em Ciências e Letras/Português. Professora da Universidade Federal do Maranhão do Departamento de Letras/DELER do Centro de Ciências Humanas-CCH /UFMA, Diretora da Diretoria de Acessibilidade/DACES/PROEN, pesquisadora, vice-lider do Núcleo de Pesquisa em Ensino e Tecnologias Simbólicas-NUPETS, realiza pesquisa na linha Ensino de Libras e Tecnologias e coordena o projeto Os Sinais Maranhenses da Língua de Sinais Brasileira: uso e contribuições em ambientes digitais (site maranhãoemsinais). Autora dos livros: A Inclusão na Educação: Humanizar para educar melhor(2015), Mooc e Formação de Surdos Bilíngues - Possibilidade que se abre para impulsionar a inclusão educacional de educandos surdos (2018), organizadora do livro As Práticas Educativas Desenvolvidas no CAS Maranhão: Construindo história e socializando experiências (2021) e coautora do livro digital Guia de Acessibilidade-Orientações básicas (2020).

Resumo do minicurso: O minicurso propõe apresentar um conjunto de orientações na busca de auxiliar na elaboração ou escolha de recursos educacionais acessíveis que atendam diferentes públicos com base no desenho universal.

clauclau.jpg

Contação de Historias em Libras: Claudiane Santos Araújo.

Claudiane Santos Araújo: Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atuou como intérprete de Libras na Rede Estadual (2010-2014). Atualmente é professora Assistente do Departamento de Letras (UFMA) e integrante do grupo de estudos do Núcleo de Ensino e Tecnologia Simbólica (NUPETS). Leciona no curso de Licenciatura em Letras e Língua Brasileira de Sinais as disciplinas do eixo pedagógico. Mestre em Educação (UFMA) e pós-graduada em Língua Brasileira de Sinais (Santa Fé) e Políticas Públicas de Raça e Gênero pela Universidade Federal do Maranhão. Realiza pesquisas nas áreas de História da Educação, estudos de relações de gênero e raça, educação de surdos e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Participa como professora colaboradora do Projeto Maranhão em Sinais (NUPETS –UFMA), além de participar como professora da Diretoria de Tecnologias da Educação (DTED-UFMA)

Resumo do minicurso: O minicurso é uma proposta lúdica e educativa de contação de histórias em Língua Brasileira de Sinais. Para tanto, utilizaremos a Literatura Infantil como experiência e letramento literário com a proposta de desenvolvimento do imaginário, da fantasia, do vocabulário infantil e, principalmente, a exploração do espaço, do corpo, dos gestos e da visão como instrumento de acessibilidade da criança surda.

ricardo.jpg

Libras e Literatura: Ricardo Oliveira Barros.

Ricardo Oliveira Barros: Mestre em Estudos da Tradução (UFSC), Especialista em Libras e práticas pedagógicas aplicáveis a educação bilíngue de Surdos (UEMASUL), e Graduado em Letras Libras (UFSC). Pesquisa a literatura em língua brasileira de sinais com o foco nas manifestações em suporte escrito pelo sistema SignWriting. Membro do grupo de pesquisa em literatura surda e sinalizada da UFSC. Integrante do grupo de pesquisa sobre Ensino de Libras e Tecnologias da UFMA, linha de pesquisa do Núcleo de Pesquisa em Ensino e Tecnologias Simbólicas (NUPETS). Professor de Libras do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Estadual do Maranhão. Tradutor/ intérprete de Libras na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.

Resumo do minicurso: Esse minicurso tem o objetivo de apresentar as diferentes manifestações da literatura em Libras. Assim, se desenhará um panorama das traduções e adaptações para a Libras, e das criações em Libras com seus diferentes gêneros. Será feito um esforço para relacionar esse conhecimento às práticas educativas aplicáveis aos surdos.

arenilson.jpg

Literatura de Cordel em Libras: Arenilson Costa Ribeiro.

Arenilson Costa Ribeiro: Mestre em Estudos da Tradução (UFSC). Especialista em Libras Português – Tradução e Interpretação (FACULDADE DOM BOSCO). Bacharel em Letras Libras (UFSC) e licenciado em Pedagogia (UVA). Professor de Estudos Específicos da Libras: Habilidades Práticas no curso de licenciatura em Letras Libras na Universidade Federal do Maranhão, Departamento de Letras/DELER do Centro de Ciências Humanas-CCH, ministrando também a disciplina de Libras nas demais licenciaturas. Pesquisa a literatura em língua brasileira de sinais e sua tradução, com foco na literatura de cordel. Membro do grupo de pesquisa em literatura surda e sinalizada da UFSC, e vice coordenador do grupo de pesquisa sobre Ensino de Libras e Tecnologias da UFMA, integrado ao Núcleo de Pesquisa em Ensino e Tecnologias Simbólicas (NUPETS).

Resumo do minicurso: O minicurso pretende discutir os elementos poéticos da Língua Brasileira de Sinais – Libras que podem ser utilizados na produção da literatura de cordel contemporânea, a fim de compensar o estilo, ou seja, a poética do cordel, de maneira que não perca a suas características composicionais intrínsecas e capazes de produzir no espectador surdo um efeito prazeroso.

Introdução as regras ortográficas da escrita da Libras (SignWriting): Rubens Ramos Almeida

Rubens Ramos Almeida:  Tradutor / Intérprete de Libras - TILS e Professor de Escrita da Libras - Sistema SignWriting, licenciado em Pedagogia (2015) pelo Centro Universitário Internacional UNINTER e pós-graduado MBA em Administração e Marketing (2017) pela mesma instituição de ensino. Possui também pós-graduação (Lato Sensu) em Libras (2016) e em Gestão em Projetos (2017) pelo Instituto Coimbra (UNICOIMBRA). Atualmente é Tradutor e Intérprete de Libras do quadro efetivo da Secretaria de Educação do Governo do Estado do Maranhão - SEDUC/MA. Integrante da Coordenação de Tecnologia e Projetos - CTP, vinculado ao Núcleo de Estudos Linguísticos - NEL do Centro de Ensino e Apoio à Pessoa com Surdez Profª Maria da Glória Costa Arcangeli - CAS/MA. Ministra aulas de Escrita da Libras - Sistema SignWriting na Escola Bilíngue da Rede Municipal de Educação de São Luís/MA por meio do Grupo de Estudos e Pesquisas – GP Libras da UFMA. Possui experiência na coordenação pedagógica de Cursos de Libras nas modalidades presenciais e a distância com gerenciamento pela plataforma Moodle e, em Comunicação Visual, com ênfase na produção de mídias digitais para a comunidade surda. É o idealizador e coordenador do Projeto “Escreva em Libras Maranhão”

Resumo do Minicurso


Por meio de metodologia dialógica e atividades práticas, o minicurso tem como objetivo demonstrar as regras ortográficas da escrita da Libras por identificar e corrigir erros comuns encontrados em algumas publicações, e reconstruí-las com base em Sutton e Frost (2010) e Barreto e Barreto (2015). Em   interlocução   com   os(as) participantes,  pretende-se,  ainda,  desenvolver a produção textual em Libras com exercícios a ser realizado coletivamente, com ênfase na literatura infantil direcionada a crianças surdas.

 

Obs: O minicurso será ministrado em Libras.

WhatsApp Image 2021-03-31 at 4.41.13 PM.

AUDIODESCRIÇÃO: Uma proposta de acessibilidade Artístico-Cultural: Maria Soraia Nascimento Corrêa de Faria

Maria Soraia Nascimento Corrêa de Faria: possui graduação em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Maranhão. Pós graduação em Gestão Escolar: Inspeção e Supervisão pela Faculdade Dom Bosco. Especialista em Gestão Educacional pela Faculdade de Tecnologia de Alagoas. Pós graduação em Educação Especial pela Faculdade de São Luís . Possui formação pedagógica na área de deficiência visual pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB e Educação Física pelo Instituto Federal do Maranhão – IFMA.  Iniciou suas atividades docentes na modalidade de Educação Especial como Professora de Educação Física no Centro de Educação Especial Helena Antipoff.  Atuou como professora e gestora geral do Centro de Apoio ao Deficiente Visual do Maranhão/CAPMA/SEDUC. Professora de Sala de Recursos Multifuncionais e Técnico do Departamento de Atendimento Educacional Especializado/DAEE da Secretaria Municipal de Educação do Paço do Lumiar. Assistente de Planejamento da Supervisão de Educação Especial/SEDUC. Professor da Educação Básica, disciplina Arte, Ensino Médio. Tutor de Educação Infantil/SEMED/Paço do Lumiar.

Resumo do minicurso:

O minicurso consta de uma proposta de acessibilidade artístico-cultural sobre as condições básicas de audiodescrição referentes aos elementos nas relações de acesso à imagem usando como recurso as artes visuais no entendimento da pessoal cega sem referencial de imagem. Será abordado sobre audiodescrição histórico, legislação, acessibilidade e técnicas, universo cultural, pessoa cega congênita e a inclusão cultural.

WhatsApp Image 2021-04-03 at 4.54.07 PM.

Gêneros Textuais em Libras - Silvia Cleide Piquiá dos Santos:

Silvia Cleide Piquiá dos Santos: Mestre em Letras (UFMA). Especialista em Libras e Metodologia em Educação a Distância (FACULDADE MANTENENSE DOS VALES GERAIS). Especialista em Língua Portuguesa (UNIVERDADE SALGADO DE OLIVEIRA). Licenciada em Letras Japonês e Português (UnB), licenciada em Pedagogia (FACIBRA) e licencianda em Letras Libras (UFMA). Professora de Educação básica, Secretaria Municipal de São Luís. Pesquisa o movimento surdo, cultura e identidade surda, com foco no discurso de saber e poder. Membro do grupo de pesquisa em Linguagem e Discurso (GPELD).

Resumo do Minicurso

​

O minicurso examina as orientações tipológicas e de Gêneros textuais/discursivos na forma sinalizada, na perspectiva do ensino da Libras, analisando o dialogismo entre os elementos textuais escrito e sinalizados e identificando os elementos discursivos em relação à leitura e à produção textual de vídeos sinalizados.

WhatsApp Image 2021-04-03 at 5.08.04 PM.

Como identificar Sinais Precoces de Transtorno do Espectro Autista - Livia da Conceição Costa Zaqueu

Mestrado e doutorado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em Psicomotricidade pela Universidade Candido Mendes, Especialista em Intervenção Precoce pela Universidade de Évora, Cursando Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Graduada em Pedagogia, com ênfase em Educação Infantil, Ensino Fundamental Séries Iniciais e Administração Escolar. Realizou Doutorado Sanduiche em Intervenção Precoce na Infância Área Prioritária do Programa Ciências sem Fronteiras com Bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento ao Pessoal de Ensino Superior-CAPES. Membro da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação-ANPED.Experiência nas áreas da Educação em Direitos Humanos com ênfase na Educação Especial (Autismo, Deficiência Intelectual e Deficiência Múltipla), Psicomotricidade, Psicopedagogia, Saúde Mental e Desenvolvimento Humano.

WhatsApp Image 2021-04-03 at 5.42.13 PM.

Altas habilidades/Superdotação: Aspectos Teóricos e Práticos do Processo de Identificação. - Susiane da Paz Silva Muniz

Graduada em PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Maranhão- UFMA . Pós- graduada em Educação Especial e Práticas Pedagógicas Inovadoras pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA e Pós - graduada em Neuropsicologia pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Extensão do Paraná-IBPEX- UNINTER. É Especialista em Educação da  Secretaria de Estado da Educação- SEDUC e da  SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SEMED, atuou na Supervisão de Educação Especial do Estado do Maranhão na   elaboração dos Cadernos Orientadores para Gestão e Avaliação Educacional , atuou na elaboração do Plano Municipal de Educação,  na elaboração do Documento Orientador da Educação Especial da Superintendência da Área de Educação Especial e responsável pelo Capítulo da Educação Especial que compõe a Proposta Curricular da Rede Pública Municipal de São Luís. 
- Tem experiência na área de Educação Especial nas áreas de  Autismo, surdez, deficiência Intelectual, com ênfase no Processo de identificação de estudantes com altas habilidades ou superdotação. Exerceu o cargo de Coordenadora de Formação Continuada da Supervisão de Educação de Educação Especial- SUEESP, Foi professora da FACAM - Faculdade do Maranhão e do Programa de Formação de Professores da Educação Básica - PROFEBPAR- PARFOR-CAPES- UFMA. Atualmente é pedagoga responsável pelo processo de identificação de Estudantes com Características de Altas habilidades ou superdotação do  Núcleo de Enriquecimento Curricular para Estudantes com Altas Habilidades ou Superdotação -  NEECAH/S / SEMED- São Luís- MA.

Resumo do minicurso: O minicurso consiste na construção de pressupostos teóricos relacionados aos aspectos legais, conceituais, metodológicos, processo de identificação e Atendimento Educacional Especializado para estudantes com características de altas habilidades/ superdotação.

Mini.jpg

Adaptações Curriculares e a Flexibilização do Currículo: O PEI Como Instrumento Facilitador da Inclusão Escolar - D’layne Soares

Mestre em Educação - UFMA, Especialista em Docência do Ensino Superior - Universidade Tecnológica Nacional – UTN/ARG, Neuropsicóloga-FAVENI/ES, Pós graduada em Psicoterapia Psicalítica-HOKEMÃ/MA, Especialista em Educação Especial -FSF/MA, graduada em Pedagogia – UFMA. Professora na área da Educação Especial/Inclusiva e Psicologia da Educação nos cursos de Graduação e Pós- Graduação, além de desenvolver um trabalho voltado ao Atendimento Educacional Especializado-AEE em Paço do Lumiar/Ma. Atualmente, ministra palestras nas áreas de Deficiências Sensoriais, TEA, Adaptações curriculares e Neurociência e aprendizagem.

Resumo do minicurso:

  • O que é Adaptação Curricular segundo a Legislação

  • Flexibilização do currículo na escola

  • Produção do Plano Educacional Especializado- PEI para estudantes com deficiência

  • Aplicabilidade do PEI no ambiente educacional

29aa5da5-2338-47b3-adb2-6b6ce56c66ea.jfif

Elaboração e Gestão de Projetos Culturais Acessíveis - Alessandra Pajama

Pedagoga, Produtora Cultural, Especialista em Acessibilidade Cultural pela UFRJ. Idealizadora e coordenadora geral do Projeto Inclusive Praia, a primeira estação de lazer em múltiplos formatos Acessíveis do Maranhão, totalmente gratuita e na beira da praia.  Coordenadora geral do Coletivo Tiquira com Cuxá "todos por acessibilidade. Profissional da área de Consultoria, assessoria, audiodescrição, palestras e  cursos nas áreas de acessibilidade aplicada e projetos culturais em múltiplos formatos acessíveis pela Pajama Produções.

Resumo do minicurso: Com objetivo de trabalhar a modelagem e execução de projetos culturais incluindo recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência (público e artistas) e a gestão de projetos culturais, abordando a responsabilidade legal do proponente, contratos de prestadores de serviços bem como a gestão financeira do projeto, incluindo a prestação de contas.

​

Público alvo: Produtores, gestores culturais, artistas e professores com ou sem experiência em acessibilidade ou com experiência em atividades culturais diversas, estudantes e demais interessados.

bottom of page